sexta-feira, 14 de março de 2008

Como é difícil pensar num título

Você capricha no texto, escreve aquela obra prima (bom, nem sempre), aquele conto maravilhoso, ou seja lá o que você gosta de escrever, quando olha para o começo da folha e percebe que faltou o título!
MALDITO TÍTULO!
Eita negocinho complicado esse ai! E olha que eu já tive aulas de "como escrever títulos" aqui no meu curso de jornalismo. Tudo bem que a aula servia para escrever manchetes, mas a idéia é a mesma. Reunir o conteúdo e resumi-lo em duas ou três palavras.
Meu Deus como isso é difícil. E eu estou mais uma vez nesta peleja.
Quase acabando o primeiro conto que vou publicar aqui, e ainda não sei o título.
Existem duas formas de se bolar um título.
  1. Já saber qual vai ser, antes mesmo de começar a escrever. Não é muito recomendado, porque depois que se começa a escrever, suas idéias (as minhas pelo menos) mudam bastante, procurando deixar o texto cada vez melhor. Logo, seu primeiro título pode ficar deslocado em relação ao conteúdo.
  2. Terminarde escrever o conto, lê-lo milhões de vezes, e a partir daí, elaborar o título. É a melhor maneira que existe. O que não significa que seja fácil. Porque muitas vezes não é! Pode acreditar.
Bom é isso. Até sexta-feira que vem o primeiro conto já vai estar pintando por aqui. Espero que gostem.
Abraços

Nenhum comentário: